Powered By Blogger

domingo, 30 de outubro de 2011

Livre Arbítrio

Tive a felicidade hoje de conversar com um amigo meu, que geralmente conversamos, mas que pelo esmiuçar da rotina nós temos conversado pouco e ele me contou que esses dias estava marcado um churrasco na casa de certa pessoa e ele não queria ir, tentou até o último momento não ir e acabou indo, chegando lá ele conheceu um cara, de uma alma muito evoluída e que naquela fração de tempo que estiveram juntos , muita coisa ele aprendeu, e veio me contar a história.

Isso só faz eu cada vez mais aumentar a minha tese de que Deus está em tudo e que sim nós temos uma alma e que ela está aqui para evoluir, a evolução passa pelo bater cabeça, a evolução passa pelo errar, a evolução passa pelo aprender, aprender a ver em cada situação e em cada lugar o porque que Deus te colocou ali e o que tu deveria aprender com aquilo, muita gente não vê os sinais mas não por culpa deles e sim porque não estão preparados para enxergar ainda, ah mas Deus é ruim então que deixa essas pessoas passarem reto pelos sinais? não os sinais estão sempre sendo dados em muitas ocasiões e eles continuarão, e se nessa vida você não aprender eu acredito em outras e outras, acredito nisso.

E uma outra história, também sobre isso agora me veio a tona e vale relatar aqui, duas pessoas um rapaz e uma guria que moravam muito perto um do outro, porém nunca tinham se falado, certa feita por obra do acaso na visão dele e por obra de DEUS na visão dela eles acabaram se envolvendo, se conhecendo, da forma mais correta que podiam se conhecer para que aquilo fosse verdadeiro, ele muito religioso e ela nem tanto porém ela acreditava em DEUS acima de tudo e conseguia ver em todos detalhes os sinais e a evolução necessária, depois de um tempo ela fazia de tudo para quebrar o gelo do coração dele, mas ele agia de uma forma irredutível o porque daquilo ninguém sabia, mas ele queria a presença dela, a presença dela fazia bem pra ele e ela sempre no pensamento firme e forte de que por algum motivo eles se encontraram, porém se aceitaram assim por algum tempo até que a relação já não era mais a mesma ela já não tinha mais forças para mostrar a ele que eram feitos um para o outro e veio a conversa derradeira.

Depois de tomar uma imensa coragem ela foi falar com ele, e ela disse: acreditei de todas as formas o que DEUS quis me mostrar com a tua chegada você precisa de alguém e esse alguém que você tanto procura sou eu, assim como o que eu sempre procurei está em você, foi pra isso que DEUS nos aproximou mas você não quer enxergar, você vai sair daqui e vai valorizar um monte de gurias de anuncio da Avon mas no fim de tudo você saberá que eu fiz o impossível por nós dois e não será castigo de DEUS pois DEUS não castiga ele te deu o caminho e me deu forças para mim lutar mas você ignorou, ele pediu a palavra e falou: Não é isso, é que não consigo ver você como algo mais, sei lá o que posso te oferecer é isso, se você quer é assim, ela virou as costas mas antes disso falou: se precisar de mim estarei aqui que seja feita da forma que você quer.

Passou-se algum tempo e muitas pessoas passaram pela vida dos dois, ninguém marcou a vida dele como ela tinha marcado, ele até encontrou meninas de anúncio da Avon, mas todas vazias sem acrescentar nada na vida dele, o que fazer agora dar o braço a torcer e voltar atrás? ir atrás dela e dar razão para o que ela sempre disse, ele se conteve mas foi, quando chegou perto de onde sabia que encontraria ela, viu ela de longe com outra pessoa, uma pessoa que a exemplo deles foi enviada por DEUS no meio de uma turbulência para não deixá-la sozinha, estavam felizes e ele decidiu não seguir em frente, saiu transtornado perguntando a Deus, porque me castigou assim DEUS eu que tanto levei teu nome para tantas pessoas, aonde está a tua compaixão comigo?

Entrou em uma depressão terrível onde não comia, não falava com ninguém e não deixava sequer alguém tentar ocupar o seu coração novamente, numa noite fria ele acabou morrendo sozinho em casa, anjos desceram do céu para levá-lo e no trajeto até o céu ele perguntou para um dos anjos, porque DEUS fez isso comigo? o anjo respondeu: você está indo para o céu caro amigo, por ter sido uma pessoa boa a vida toda e ter levado o nome de DEUS sempre com você, porém os caminhos que tu decidiu levar a tua vida foi o que te trouxeram a este fim, DEUS te deu o livre arbítrio e te deu sinais que foram ignorados por ti, anime-se o lugar para onde está indo te renovará.

sábado, 29 de outubro de 2011

Tumblr


Como me fez bem fazer um tumblr, ter acesso á pessoas, que pelo menos na teoria, pensam como eu, vejo que o mundo não está perdido, que o romance poderá ainda ser salvo por essa pequena porção, mas podem me perguntar e se essas pessoas na realidade mesmo não são como postam no tumblr? e eu respondo, ninguém se sensibiliza com palavras de Caio Fernando Abreu, Clarice Lispector, Vinicius de Moraes e por aí vai se não sentem, nem que seja uma pequena fração, seus corações em paz, ninguém aguentaria ler coisas tão sentimentais se sentimental não fosse, pode sim haver pessoas que não são tão sentimentais quanto postam, mas são um pouco, e é nesse pouco que me prendo, é nesse pouco que a minha esperança no mundo e no ser humano se renova. Lucas da Fresno uma vez postou no Twitter que o tumblr é o blog dos corações e hoje eu acredito muito nessa frase, pois esse é o sentimento que salvará o mundo, por pior que as pessoas possam ser, por mais mau que elas venham a fazer, elas amarão um dia, seja seus filhos, seja sua esposa, seja sua mãe, seja quem for, o amor ainda salvará o mundo, é nisso que eu acredito, é nisso que eu quero acreditar.

sábado, 22 de outubro de 2011

Muros


Quanta dificuldade tem esse EU e VOCÊ, quantas coisas para se lembrar, quantas pequenas coisas do dia a dia que me fazem te lembrar, quantos muros construídos por nós mesmos em algo que era para ser tão simples, tipo um simples assim, quantos amores antigos para esquecer, quantos COADJUVANTES tentando se meter no meio disso tudo,quantos sentimentos confusos no meio no desenrolar dessa história, não somos perfeitos, não somos os mais lindos do mundo mas pra mim você é e sempre será a mais bela princesa mesmo quando ninguém mais conseguir enxergar beleza em você, pois a sua verdadeira beleza está no coração e essa beleza infindável que eu me apaixonei, quantos medos, quantas angústias, quando o mais simples era deixar acontecer e nesse deixar acontecer sim que estaria o esquecimento de todo o restante, pois não teria espaço para outra coisa, desse modo existe, desse modo podemos nos desviar desse caminho que foi escrito pra nós, pois está aqui, está evidente, só não enxerga quem não quer, lógico que o que tiver que ser será seja hoje ou daqui a 10 anos, mas pra quê dar chance para o NÃO quando o sim é sim a melhor saída? Quantos muros construídos, que ao mesmo tempo que fortalecem o vínculo deixando ele cada dia maior, também desgasta, também machuca pois a cada vez que tentamos derrubar os muros e não conseguimos criam-se marcas que vão nos acompanhando por essa batalha, por mais que se tente dizer que não é isso, tudo em volta mostra que é, fora que até torcida para que dê certo tem, pessoas que dizem pra mim que eu não posso desistir que eu não posso te deixar ir embora, que nós nos encontramos no meio disso tudo e que os pensamentos são praticamente iguais e que nos completamos no restante.
Muros, malditos muros, terei forças para derrubá-los? e o tempo será ele amigável o bastante para dar-nos pelo menos a chance de tentar sermos NÓS? o tempo é perverso ao mesmo tempo que ele nos dá a sabedoria ele a qualquer momento nos leva e talvez não para longe ou para os braços de outra pessoa, mas sim para sempre onde nunca mais poderemos nos ver novamente. Muros, malditos muros.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O romance está em apuros.


Talvez não caiba a mim encontrar o paradeiro do romance perdido. É que ele não me escapou pelos dedos desatentos, não está ao relento entre o meio-fio e os carros, não se esvaiu junto às memórias de uma madrugada ébria. Me corrói as entranhas cogitar a hipótese de que talvez jamais tenha, de fato, existido aquilo que tenho procurado. Me perfura os pulmões a constatação daquelas coisas que, mesmo quando assumidamente prováveis e esperadas, eu – ingenuamente – negava até o fim que pudessem acontecer:

As piores verdades são aquelas que parecem mentira.

Mas então o que é a verdade, se não tudo aquilo em que acreditamos com todas as nossas forças, até o fatídico momento em que não cremos mais? As verdades mudam, e as tuas o fazem numa velocidade que acredito que ninguém seja capaz de acompanhar. Justamente, por medo disso, tratei de despir meus sentimentos de poesia. No entanto, as nossas situações, mesmo nuas de significado, mesmo ceticamente analisadas com a frieza de um cirurgião, teimavam em rabiscar sorrisos na minha cara. Sorrisos que não saíam em água corrente. Mesmo assim, tenho vivido ao pé da letra o ‘dia-após-o-outro’, jamais adornando os dias com os meus costumeiros exageros que conheço bem. É difícil manter os pés no chão enquanto a mente voa.

Talvez o que me compete seja justamente diagnosticar a completa inexistência do romance, ou constatar que trata-se de um bobo conceito hipotético. Uma ideia que nos inspira, que nos motiva, que nos estufa o peito através de um brusco sopro do mais puro nada. Uma isca que nós, mesmo após fisgados sucessivas vezes, seguimos mordendo, constantemente e com convicção. E eu mordi mil vezes e vou morder outras duas mil, justamente por acreditar na ínfima chance de – somente por uma vez – aquilo tudo não ser uma mentira.

As piores mentiras são aquelas que parecem verdade.
(texto retirado do blog O romance está em apuros)

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Grande


Hoje faz 15 anos que morreu Renato Russo, eu nunca fui extremamente fã, até porque não sou desta geração, mas uma coisa é certa, não precisa ser da geração Legião Urbana para reconhecer méritos de Renato Russo, ele usava drogas, saia com homens, não se cuidava, mas eu uso sempre uma máxima de que se quer fazer algum tipo de mal que faça para si mesmo e que não passe disso, assim fez Renato Russo, que eternizou um milhão de palavras, que eternizou não só sua música, mas lições de vida, sempre partiu do pré suposto do faça o que eu digo e não o que eu faço.
E ontem na aula escutando o love songs do apresentador Arlindo Sassi pude ouvir uma história contada por ele, dizendo que em um show aqui em Porto Alegre Renato ao final do mesmo desceu do palco e foi perguntar a todos o que acharam do Show, e Arlindo Sassi ali disse a palavra certa acerca da atitude de Renato Russo, disse Arlindo: Renato Russo não com uma humildade fez isso, mas com uma grandeza que só os grandes possuem.
É disso que me refiro Renato Russo foi grande e daqui 1 milhão de anos, ainda saberão, que aqui existiu um cara chamado Renato Russo.

Quem me dera ao menos uma vez
Provar que quem tem mais do que precisa ter
Quase sempre se convence que não tem o bastante
Fala demais por não ter nada a dizer.
(Renato Russo)

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Acreditar


Encontrei uma música ontem, a qual não consigo parar de escutar e que me fez refletir em algumas coisas, me fez pensar e me fez ver algumas coisas. Vi e refleti que acreditar acima de tudo é o bem maior que temos, acreditar sempre, não acredita em Deus? não tem problema se for alguém com o coração bom em algum momento ele te mostrará que existe, em algum momento ele te provará que ele está com você, mas acredite em você mesmo acima de tudo, acredite que lá fora tem coisas boas pra você, acredite na mágica do mundo, acredite no olhar das crianças, acredite em sorrisos sinceros, acredite, essa é a palavra a fé é o firme fundamento das coisas que não se veem, não desista no primeiro NÃO, não jogue fora seus sonhos por estar em um mundo injusto, pelo contrário mostre a ele que a justiça ainda existe, rale os joelhos, caia, suje-se de barro mas não desista empenhe-se em dar sempre o melhor, dedique-se, ame-se que a resposta disso tudo um dia chega e nem que seja no último dia da sua vida você com certeza poderá dizer, MINHA MISSÃO FOI CUMPRIDA.

Você se sente tão pequeno, Nessa terra de gigante, Aonde o doce fica amargo... Porque a dor é incessante! Aonde o grande pisa no pequeno, Sem olhar se está ferindo ou se está matando... Aonde a escada do sucesso é tão alta Que os degraus se sobem escalando... Mas, é nessa terra de gigantes, dentro desse vale escuro, Que Deus vai fazer você brilhar.

sábado, 1 de outubro de 2011

Se um dia contarem minha história...


Contem que vivi em um tempo mágico, em uma época mágica, em que sonhos se buscavam de fato e aonde não importavam as barreiras no caminho, contem que andei com gigantes, melhor, que encontrei gigantes em meu caminho, gigantes, pessoas boas, honestas e batalhadoras, inteligentes a ponto de acrescentarem muito à minha existência, contem que vivi não para ser lembrado mas para que minha falta fosse sentida, no lado bom da coisa, sempre no lado bom, contem que os guerreiros que na idade média usavam espadas e batalhavam por um ideal, nos tempos modernos lutaram pela sobrevivência em um mundo injusto, em um mundo que a ganância do ser humano se tornou a chave de toda destruição e que mesmo assim consegui encontrar sorrisos sinceros e almas evoluídas.
Se um dia contarem a minha história, contem que a exemplo da idade média acreditei no bem maior, no bem que de fato salvará o mundo, no amor.
Se um dia contarem minha história contem que as mais belas flores que meu caminho teve eu, de fato, encontrei.